Jovem brasileiro de 16 anos recebe prêmio internacional como uma das 100 crianças prodígio do mundo
O jovem brasileiro Caio Temponi, de apenas 16 anos, recebeu no último dia 26 de junho, em Londres, o prêmio Global Child Prodigy Awards (GCP Awards), sendo reconhecido como um dos 100 prodígios mundiais de 2025 na categoria “Inteligência e memória – QI”.
O evento internacional homenageia talentos infantis e adolescentes que se destacam em diferentes áreas como ciência, música, esportes, artes, empreendedorismo e inteligência. Caio foi o único representante brasileiro premiado em sua categoria este ano.
Reconhecimento mundial
A premiação é considerada a principal do mundo dedicada a crianças e adolescentes com altas habilidades e talentos extraordinários. Os ganhadores passam a integrar o Global Child Prodigy Annual Book, publicação anual que reúne histórias inspiradoras e é distribuída internacionalmente.
“Foi emocionante e muito importante representar o Brasil em um evento com tantas mentes brilhantes reunidas. Isso me motiva ainda mais a seguir incentivando o protagonismo jovem e a valorização das altas habilidades”, afirmou Caio Temponi após receber o prêmio.
Um prodígio brasileiro
Caio Temponi ganhou destaque nacional ainda muito jovem quando, aos 12 anos, foi aprovado em primeiro lugar no vestibular da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), um dos mais concorridos do país. Com 13 anos, conquistou cinco aprovações em vestibulares, inclusive para os cursos de Medicina e Direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), um feito inédito para alguém com sua idade.
Além das conquistas acadêmicas, Caio também atua como pesquisador, mentor de jovens talentos e palestrante, sempre promovendo a educação, a ciência e o desenvolvimento intelectual precoce com responsabilidade social.